quinta-feira, 12 de abril de 2007

Erica arborea - Urze Branca

Família: Ericáceas

Características: É um arbusto que normalmente tem entre 1 e 5m de altura, mas que pode atingir 7m de altura.

Tronco: Tem muitos ramos lenhosos, vilosos e erectos, sendo os raminhos superiores lanosos, brancos e macios. Madeira rija, compacta e dum castanho escuro, mas cia fendas com facilidade, sendo por isso pouco usada na marcenaria.

Caules: Grossos, dando excelentes bordões e paus de rede

Folhas: As folhas são verticiladas (reunião de folhas, flores, de ramos em volta dfo mesmo ponto de uma haste), muito pequenas, lineares, aciculares e agrupadas em verticilos de ¾, com margem de cor verde escura, Ramos pubescentes, de pêlos ásperos ao tacto.

Flores: o fruto é capsular, quadricular. Produzem-se em grande número formando uma grande partícula piramidal, são de cor branca.

Ocorrência: A urze branca distribui-se pelo norte, centro e sudeste do país e por toda a região mediterrânea, excepto no extremo oriental.

Habitat: Vive em matas e em sítios frescos, próximo de cursos de água, em bosques de árvores perenes e em solos ácidos. De uma forma ampla em torno da região mediterrânea. No continente encontra-se em quase todas as regiões mais frequentemente na região do norte e ocidental.

Descrição: Arbusto de grande porte e lenhoso, com os ramos floríferos curtos e densos; corola pequena (2,5 a 3,5mm), campanulada, branca; ramos lanuginosos, com pêlos plumosos ou ramosos. Esta é um arbusto muito ramificado que pode medir cerca de 1 a 4 metros. Tem os ramos pequenos esbranquiçados por estar densamente coberta de pêlos, os caules quando se observam com uma lupa vê-se que estão cobertos de picos.

Floração: desde Fevereiro a Março, até Julho ou Agosto, conforme a localidade.

Criação: Nos bosques com bastante luz e frescos com solos ausentes de cal. Preferem os bosques com solo fresco e um pouco húmido.

Observações: Esta Urze Branca tem uma madeira muito dura e pesada com uma bela cor encarnada, muito boa como combustível e para obtenção de carvão.

Nenhum comentário: