quinta-feira, 12 de abril de 2007

Erica scoparia - Urze das Vassouras

Família: Ericaceae

Distribuição e Habitat: Subespécie endémica da Madeira, que pode ser encontrada desde o litoral até grandes altitudes (1400m). Pode ainda, com menos frequência, habitar os picos mais altos de Porto Santo. Na metade ocidental da região mediterrânea. Encontra-se em maior número no Continente.

Descrição: Arbusto erecto, gabro ou pequena árvore que atinge os 4 e 5m de altura
- Tronco com 20 a 30 centímetros de diâmetro
- Ramos delgados, direitos e esbranquiçados
- Folhas resistentes, pequenas e lineares. Medem cerca de 1 cm
-As Flores são verticiladas com 4 a 7mm, lineares, de margens revolutas. Apresentam uma tonalidade amarela – esverdeada. Apresentam a forma de um sino. Estão reunidas em cachos estreitos alongados ou terminais, por vezes agrupados em panículas frouxas.
Esta urze é um arbusto direito e muito ramificado, com os ramos erguidos, de cor branco e cinzento, podendo alcançar até 2 metros de altura. As folhas são muito estreitas em forma de agulhas e bastante brilhantes com 4 a 6 mm. As flores são de cor verdes amareladas e produzem-se em grande número, formando largos ramos folhosos.

Distribuição: Esta distribui-se pelo país todo, por matos, pinhais, urzais e por outeiros não calcários.

Estatuto de conservação e Ameaças: Espécie muito abundante, não ameaçada

Observações: Desempenha um papel fundamental na fixação de nevoeiros, provocando a sua condensação e posterior infiltração e armazenamento da água no lenço freático. Tal como o seu nome sugere, Urze das Vassouras, é utilizada no fabrico de vassouras. Os troncos desta urze fornecem muito bom carvão, e os seus ramos são usados como combustível.

Floração: De Abril a Junho, na Primavera e no Verão, e nas localidades mais pequenas já em pleno Inverno.

Criação: Nos terrenos ausentes de cal, com preferência nos solos frescos e com alguma humidade. Também se criam nas florestas com alguma luz.


Nenhum comentário: